03
jan

Como Manter o Cabelo Longo e Saudável

Toda mulher tem atenção com seu visual, mas quando o assunto são os cabelos ela é redobrada. Afinal, são eles que emolduram o rosto e dão um charme a mais à beleza feminina. Algumas mulheres possuem os fios compridos ou gostariam de tê-los. Mas para isso é preciso saber como manter os cabelos longos e saudáveis.

Afinal, não se trata apenas de parar de cortá-lo para que ele cresça. É preciso ter um cuidado a mais para que os fios não percam o brilho e vivacidade. Além do mais, se os cuidados tomados forem errados a chance da saúde dos fios ser comprometida é enorme.

Então o que fazer para ter cabelos longos e saudáveis? As dicas a seguir irão lhe ajudar a alcançar esse objetivo.

Dicas para manter os cabelos longos e saudáveis

Adotar uma rotina de cuidados diários é essencial para que os fios cresçam com saúde. Alguns dos principais estão listados a seguir:

Shampoo

Lavar os cabelos todos os dias não é o ideal principalmente para quem deseja deixa-los compridos. O melhor é limitar seu uso a 2 ou 3 na semana. Dessa forma o couro cabeludo conseguirá produzir os óleos naturais que estimulam o crescimento do fio e também fornece proteína para que fique forte e brilhante.

É importante que o shampoo escolhido seja o ideal para aquele tipo de cabelo. Também não se pode esquecer do condicionador para que o cabelo fique mais exuberante.

Rabo de cavalo

Este é um penteado que toda mulher usa por ser muito prático e fácil de fazer. Entretanto, ele pode ser um inimigo para quem deseja manter o cabelo longo e saudável. Afinal, para amarrar o cabelo é preciso puxá-lo e mantê-lo preso em um elástico apertado por muito tempo o que pode causar danos a elasticidade do fio.

Para não abandonar esse penteado uma opção é atualizar as faixas elásticas. Escolher as que são mais suaves é uma ótima ideia.

Calor

Usar o secador de cabelo é sempre uma opção para deixa-los do jeito que deseja. Mas o calor excessivo pode causar danos aos fios e acabar adiando o sonho do cabelo longo. Para que as madeixas não sejam expostas a tal agressividade, é preciso utilizar a técnica adequada além de produtos que as protejam do calor.

Quando for secar é importante que o secador esteja distante do cabelo cerca de 3 polegadas e que o bico aponte para baixo. Optar pela temperatura mais baixa também é uma ótima ideia. Com esses cuidados o fio não terá um superaquecimento e se manterá mais saudável.

Máscaras de cabelo

Para que os cabelos cresçam saudáveis e fortes eles necessitam de proteína. A forma mais fácil de fornecer este nutriente aos fios desde a raiz até as pontas é utilizando a máscara de cabelo. Ela deve ser aplicada uma vez na semana pelo período de tempo especificado na embalagem.

Escova de cabelo

Os cabelos longos são mais fáceis de quebrar e por esse motivo é essencial ter uma escova que reduza o atrito. Dessa forma as pontas duplas não surgiram com tanta frequência o que evitará a necessidade de um corte antes do previsto.

Para evitar que o cabelo tenha ponta dupla, frizz e fique sem brilho o melhor é optar por escovas com cerdas naturais. Os pentes também podem ser utilizados desde que sejam de madeira e possuam dentes largos. Quando for pentear não precisa ter pressa ou desembaraçar de qualquer jeito, pois isso pode danificar os fios.

O ideal é que durante a aplicação do shampoo e condicionador os dedos sejam utilizados para desembaraçar os cabelos. Dessa forma os danos praticamente não ocorrerão já que a resistência é menor e os fios estão mais flexíveis.

Hidratação

O cabelo longo possui alguns vilões e um deles é o ressecamento. O couro cabeludo produz óleos naturais que devem chegar até as pontas. Quando isso não acontece os fios ficam ressecados e até quebradiços. Para que os cabelos tenham aspecto saudável e bonito é preciso hidratá-los.

Mas jamais os condicionadores e máscaras devem ser aplicados na raiz. A aplicação desses produtos deve ocorrer do comprimento para baixo e na hora de enxaguar é preciso retirar todos os resíduos. Também vale a pena ir a um salão de beleza fazer uma hidratação mais potente a cada dois meses pelo menos.

Reparador de pontas

Uma das formas de manter os cabelos longos e com aspecto saudável é utilizando o reparador de pontas. Para que as pontas duplas sejam reparadas o melhor é optar por um reparador que seja feito a base de silicone ou gel. Assim ele atuará nos pontos que estão mais danificados. Além do mais, ele deixará o cabelo mais macio e evitará o temido frizz.

Em Resumo

Manter os cabelos longos e saudáveis requer diversos cuidados no dia a dia. Ter atenção a escova e pente, produtos que utiliza e o calor do secador são apenas alguns pontos que precisam ser seguidos.

Conte-nos o que achou do nosso conteúdo deixando um comentário. Gostou da página? Então compartilhe-a nas redes sociais.